Uma articulação política nos bastidores pode redefinir o cenário eleitoral da Paraíba para 2026. Segundo o jornalista Gutemberg Cardoso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria solicitado ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos) que encontrasse uma forma de incluir o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) na chapa governista do estado nas eleições de 2026. O pedido teria ocorrido durante a viagem de Lula e Hugo ao Japão.
Ainda segundo o comunicador, um dos temas discutidos durante um encontro entre o governador João Azevêdo (PSB), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta no restaurante Gulliver, em João Pessoa, na última segunda-feira (31), foi a possibilidade de acomodar Veneziano em uma das duas vagas ao Senado dentro da aliança governista.
O senador Veneziano rompeu com o grupo do governador João Azevêdo poucos meses antes das eleições de 2022, lançando-se candidato ao governo. No entanto, não obteve êxito e, desde então, tem se posicionado como opositor ao governo estadual.
Nos bastidores, especula-se que o movimento para sua reinserção na base governista estaria sendo articulado por Lula como parte de uma estratégia nacional do PT para fortalecer alianças nos estados.
Blog Eli Cavalcante com informações do Política da Paraíba