O Brasil chegou até Tóquio com a 12ª maior delegação entre os 205 países que levaram representantes até a Olimpíada japonesa, com 302 atletas de diversas regiões. Até aqui, o time brasileiro já conseguiu acumular 18 medalhas, sendo 14 delas advindas de esportes individuais. Dentro desse recorte, 35% das conquistas vieram de competidores nordestinos.
Rebeca Andrade, Ítalo Ferreira, Rayssa Leal, Kelvin Hoefler, Mayra Aguiar, Daniel Cargnin, Fernando Scheffer, Bruno Fratus, Abner Teixeira, Alison dos Santos, Thiago Braz, Ana Marcela Cunha, Beatriz Ferreira e Hebert Conceição foram os brasileiros que, sozinhos, conseguiram alcançar um lugar no pódio nas Olimpíadas de Tóquio.
Ao todo, os medalhistas vêm de três regiões do Brasil: sudeste, sul e nordeste. O sudeste aparece com o maior número de representantes, seis, sendo seguidos pelo nordeste com cinco e três esportistas vindos sul. Com isso, podemos afirmar que 35% dessas conquistas vieram do nordeste brasileiro, sendo três delas garantidas por mulheres.
Afunilando ainda mais os números, destacamos que dois dos três ouros conquistados em esportes individuais vieram do nordeste, com Ítalo Ferreira no surf e Ana Marcela Cunha nos 10km da maratona aquática. Os outros representantes renderam ao Brasil uma prata, com Rayssa Leal no skate street, Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão na semifinal do boxe e, como não há disputa de terceiro lugar, eles já têm pelo menos o bronze garantido, mas ainda precisam firmar qual medalha colocarão no peito.
A Bahia é o estado com maior número de competidores: três, sendo eles Ana Marcela Cunha, Beatriz Ferreira e Hebert Conceição, todos de Salvador. Ítalo vem de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte e a “Fadinha” de Imperatriz no Maranhão.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °