Agricultores familiares de Gurjão inscritos no Programa Garantia Safra 2022-2023 que fornece benefício financeiro, por tempo determinado, em caso de perda da safra devido ao fenômeno da estiagem ou de excesso hídrico, começaram a receber o seguro no valor de R$ 850, desde a última quarta-feira 18 de janeiro.
Apesar do benefício do Garantia Safra ser pago pelo Governo Federal, a Prefeitura é quem trabalha durante todo ano prestando assistência aos agricultores e ao programa. O município atua nas inscrições num trabalho integrado com o governo do Estado. Distribui os boletos, orienta o agricultor sobre os pagamentos, faz a inspeção das perdas e elabora o laudo de vistoria.
A Prefeitura de Gurjão, na atual gestão do prefeito Zé Elias, demonstra mais uma vez, total respeito e sensibilidade para com agricultores.
Para o prefeito, a manutenção desse programa é de fundamental importância a para a economia do nosso município e também para a manutenção dos agricultores locais em pleno setor de produção, mesmo em momentos de dificuldade climática.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Orlando Júnior, além de ajudar na manutenção das unidades de produção, o Garantia Safra contribui para que a atividade rural continue tendo sua importância na constituição da renda no município de Gurjão.
O pagamento da Safra 2021/2022 é feito em parcela única na Caixa Econômica Federal, conforme o número de Identificação Social (NIS), sendo os primeiros beneficiados em ordem crescente a partir do número 1. Esse critério de pagamento segue a mesma progressão do calendário de pagamento dos demais programas sociais do Governo Federal.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °