Circulam nas redes sociais vídeos que mostram pessoas supostamente armadas com fuzis disparando tiros para o alto em uma comunidade do Rio de Janeiro. Legendas afirmam que as cenas mostram uma situação real. É #FAKE.
Uma das legendas diz: "... parabéns @STF_oficial e @FlavioDino pois o problema é a nossa arma , do CAC , legalizado e que passa , às vezes , 12 meses aguardando autorização pra compra de novo armamento." Outra legenda diz: "Parece o México mas é a favela da Maré, no Rio de Janeiro. (...) Esse é o Brasil sob o governo do 'amor' de Lula, porque sob o governo do 'ódio' de Bolsonaro, jamais vimos cenas como estas."
No registro, um grupo vestido de preto empunha supostos fuzis e outras armas enquanto caminha por uma via. Alguns integrantes aparecem encapuzados. É possível ouvir sons que se assemelham ao de tiros. Ao fim do clipe, os homens comemoram e gritam, erguendo o arsenal.
As imagens não são cenas reais de um conflito. Na verdade, "trata-se de uma gravação da terceira temporada da série 'Arcanjo Renegado', produzida pela Afroreggae Audiovisual", segundo informou em nota o Globoplay. O trabalho foi filmado no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. A Polícia Militar confirmou que é uma "gravação audiovisual para uma plataforma de streaming."
É possível notar a presença de um profissional com o logotipo da série dando instruções para filmagem e de um cinegrafista. Aparecem também crianças em meio aos atores. O clima geral é de descontração. Pessoas observam tranquilamente das residências.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °