Em vez de academia, sexo. Esse é o resumo da “Dieta do Sexo”, prática que envolve fazer sexo intenso com o objetivo de perder calorias. A lista de famosas que já aderiram, conta com nomes como Kim Kardashian, Pamela Anderson, Cameron Diaz e outras também já apostaram na prática para “secar o corpo”.
No entanto, profissionais da educação física explicam que o sexo não pode ser considerado um exercício, mas sim uma atividade física.
“Atividade física é todo movimento produzido pelos músculos que nos cause um gasto energético acima do que teríamos em repouso: andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, fazer sexo etc”.
Em média, os homens gastam 100 calorias e as mulheres 70 durante uma transa de 25 minutos, incluindo as preliminares, segundo um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá. “Mas isso varia de casal para casal. A idade influencia, se os indivíduos são saudáveis e não obesos também. No geral, dá para perder boas calorias fazendo sexo”.
Diante disso, saiba qual o “pódio” das posições sexuais que mais fazem gastar calorias para as mulheres e os homens. Confira abaixo:
Em terceiro lugar está a posição “carrinho de mão”, em que o homem fica atrás, em pé, e segura os tornozelos da parceira, dobrando as pernas dela, colando-as nas coxas dele. Nessa posição, a mulher pode perder cerca de 149 calorias e o homem aproximadamente 167.
Em segundo lugar, a posição “agachamento”, para as mulheres são 188 calorias queimadas, já o homem queima 50 calorias. Nessa posição o homem deve deitar de barriga para cima, enquanto a mulher vem por cima, olhando em direção ao parceiro, agachando para alcançar a penetração.
Com um nível de dificuldade entre intermediário e avançado, ela pode fazer os “transões” gastarem até 189 calorias para quem é penetrado e 211 para quem penetra — considerando uma prática sexual de 30 minutos. Foi eleita a posição sexual que mais queima calorias:
Essa posição é a batadeira, nela, uma pessoa fica apoiada em uma postura de “meia vela”, segurando o quadril; enquanto a outra a penetra em pé, com os joelhos flexionados.
Mesmo com todos os benefícios físicos e mentais, profissionais alertam que ser sexualmente ativo não isenta a pessoa de praticar exercícios regularmente. “O sexo é uma necessidade fisiológica, para o bem-estar mental e físico, mas funciona apenas como um bom complemento para uma vida ativa e saudável”. Ou seja: transe, mas treine também!
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °