Quinta, 21 de Novembro de 2024 10:13
Esportes Brasil

Diferente da outra, Seleção brasileira de futebol de cegos é ouro no Parapan 2023

Diferente da outra, Seleção brasileira de futebol de cegos é ouro no Parapan 2023

26/11/2023 12h00 Atualizada há 12 meses
Por: Eli Cavalcante Fonte: ge
Diferente da outra, Seleção brasileira de futebol de cegos é ouro no Parapan 2023

 

O Brasil conseguiu mais uma medalha de ouro no Parapan 2023. Desta vez, com o futebol de cegos, que venceu a Colômbia por 1 a 0, na noite deste sábado. Ricardinho marcou o gol do título da equipe brasileira.

O JOGO:

No início da partida, a seleção brasileira já foi para cima dos colombianos. Com a bola sempre no ataque, o Brasil não conseguiu abrir o placar, mas teve diversas ações que paravam na forte defesa adversária. Em jogada individual, Cássio Reis fez fila em cima do time da Colômbia e chutou de fora da área para boa defesa do goleiro. Pouco depois, o camisa 10 da Colômbia, Juan, assustou os brasileiros ao furar a bola em chance cara a cara com o gol.

Ainda no primeiro tempo, Nonato entrou no Brasil e infernizou a zaga colombiana com suas jogadas individuais: na primeira delas, driblou três defensores e bateu forte para espalmada do goleiro. No sequência do escanteio, uma falta para o time brasileiro. Tiago rolou para Ricardinho, que chutou de direita no canto marcando 1 a 0 para o Brasil, aos 13 minutos.

Na segunda etapa, logo aos dois minutos, novamente Nonato fez fila passando pelos adversários, que só pararam o camisa 8 com falta. A partida seguiu truncada, com as duas defesas se sobressaindo diante dos ataques. Nos últimos cinco minutos, o Brasil segurou a partida, mantendo a posse de bola e aproveitando nervosismo dos colombianos que faziam faltas em sequência. No fim da partida, vitória brasileira por 1 a 0.

Após o final da partida, alguns atletas falaram sobre a partida. O goleiro Luan citou que o Brasil deu seu melhor, apesar de não ter vivido de perto uma importante fase da vida pessoal: 

''A gente vem de um Mundial, onde perdemos, mas conseguimos aqui recuperar nossa essência, mostrar que continuamos o mesmo Brasil. Eu estava no avião para me reunir com a equipe, quando a minha filha nasceu. Foi pesado, mas valeu a pena levar essa medalha.

Já Nonato comentou sobre a força da seleção da Colômbia, adversária que havia perdido para o Brasil na disputa de 3º lugar no Mundial por 7 a 1. E mirou objetivos em Paris 2024:

''Cada jogo é uma história, o time da Colômbia é muito forte. Lá no Mundial, a gente marcou um gol cedo e acabou tirando a força deles, mas nessa final foi bem diferente. Eles fizeram um jogo de igual para igual com a gente. Com esse ouro, estamos no caminho certo (sobre Paris 2024), procurando melhorar, já que as outras equipes estão melhorando também.

Autor do gol do título, Ricardinho falou sobre o lance:

''Fiz muitos gols assim, é uma falta que eu gosto de bater. Eu estava fora de quadra, mas o técnico me colocou e me disse para fazer o gol. Foi um lance que eu tirei um pouquinho, mas eu dei um tempinho que é o tempo para barreira abrir.

Por fim, Ricardinho falou sobre toda sua experiência com a seleção brasileira:

''Desde 2005 na seleção. (São) 18 anos. Não é brinquedo e jogando em alto nível. A motivação é essa: ganhar uma vez é muito difícil, ganhar duas, três e se tratando de Parapan, eu disputei todas as cinco edições desde 2007. É muito marcante, são poucos os atletas que vão ter uma história tão vitoriosa. É um privilégio muito grande.