Sexta, 18 de Outubro de 2024 05:48
Bastidor Jericó

Protesto contra abertura de comporta do açude Carneiro em Jericó; Aesa fechou comporta logo após

Protesto contra abertura de comporta do açude Carneiro em Jericó; Aesa fechou comporta log após

03/12/2023 10h15 Atualizada há 11 meses
Por: Eli Cavalcante Fonte: blog Genésio Oliveira
Protesto contra abertura de comporta do açude Carneiro em Jericó; Aesa fechou comporta logo após

 

A Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa) realizou no final da tarde deste sábado (02 de dezembro), o fechamento da comporta do açude Carneiro em Jericó.

O autor do blog recebeu a informação repassada pelo deputado estadual Gilbertinho que explicou a situação ao diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão, para autorizar o fechamento da comporta. A manifestação na PB-325 foi encerrada após os moradores receberem a notícia que a comporta seria fechada.

Entenda o caso

Moradores da cidade de Jericó realizaram um protesto na rodovia estadual PB-325 na manhã deste sábado (02/12). A manifestação ocorreu após a comporta do açude Carneiro ser aberta na tarde dessa sexta-feira (01/12).

Os manifestantes cobram providências da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para autorizar o fechamento da comporta. Eles afirmam que a população dos municípios que são abastecidos pelo manancial pode ficar prejudicados no abastecimento de água. Já os pescadores do município também são contrários pois afirmam que a medida ocorre no início da piracema (época de reprodução de peixes).

Outro lado

A abertura da comporta foi uma reivindicação através de ata da associação de produtores e criadores na jusante do manancial, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que solicitaram por meio de ofício a abertura da comporta ao presidente estadual do Comitê de Bacia do Estado da Paraíba, Waldemir Fernandes Azevêdo. O reservatório possui hoje 76,57% de sua capacidade.