Dois atletas paraibanos agora fazem parte da lista dos melhores atletas paralímpicos do Brasil. O judoca Wilians Silva de Araújo e Silvana Mayara Fernandes, do Taekwondo, foram eleitos na 12ª edição do Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que homenageou atletas de 24 modalidades nessa quarta-feira (13). A segunda parte do evento será nesta quinta-feira (14) com 10 prêmios.
A eleição dos vencedores, que se destacaram em competições nacionais e internacionais em 2023, foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação. Vale destacar que atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo são modalidades gerenciadas pelo próprio CPB.
O peso-pesado Wilians nasceu em Riachão do Poço, em 1991 e perdeu a visão aos 10 anos em um acidente com tiro de espingarda. Em 2009, ele começou a praticar judô depois de ter tentado natação e futebol de cegos, mas não ter se adaptado, revelando maior talento no tatame. As principais conquistas de Wilians são a prata no Parapan de Santiago 2023 e o ouro nos Mundiais da IBSA 2023.
Já Silvana nasceu em São Bento e tem má-formação congênita no braço direito. Ela começou a praticar atletismo aos 15 anos. Em 2018, conheceu o parataekwondo pela internet e procurou locais para iniciar a modalidade. Sua primeira convocação para a Seleção foi em junho de 2019. As principais conquistas foram o ouro no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e ouro na categoria até 57kg no Mundial do México 2023.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °