Sábado, 20 de Abril de 2024 22:59
Politica Paraíba

Deputado Gilbertinho e prefeito Dr. Tales, nomes que poderão dominar o futuro da política paraibana

Deputado Gilbertinho e prefeito Dr. Tales, nomes que poderão dominar o futuro da política paraibana

31/03/2024 16h13
Por: Eli Cavalcante Fonte: Polêmica Paraíba
Deputado Gilbertinho e prefeito Dr. Tales, nomes que poderão dominar o futuro da política paraibana

 

A política paraibana sempre foi composta por grandes atores na sua história. De João Pessoa a José Maranhão, de Ronaldo Cunha Lima a Pedro Gondim, para citar alguns exemplos, que abrilhantaram o nosso jogo democrático.

Nesses últimos 25 anos, vimos o surgimento de nomes importantes como o do Governador João Azevêdo, seu antecessor Ricardo Coutinho e os Senadores Efraim Filho, Daniella Ribeiro e Veneziano Vital do Rego.

Mas as gerações mudam e novos parlamentares aparecem para tomar os espaços deixados por gigantes da política do nosso estado.

Nessa matéria, iremos apresentar alguns desses políticos, que podem se tornar nomes cada vez mais importantes da nossa política.

Gilbertinho: Eleito Vereador da cidade de Lagoa pela primeira vez aos 20 anos em 2008, Gilbertinho foi galgando espaços até se tornar Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Toinho Alípio em 2016.

Após a renúncia de Toinho em 2018, Gilbertinho assumiu o resto do mandato e conseguiu eleger sua Tia, Socorro de Biro, Prefeita no pleito de 2020. Mesmo vindo de uma cidade pequena, Gilbertinho conseguiu apoios de vários Prefeitos pelo estado e se elegeu Deputado Estadual pelo União Brasil nas últimas eleições.

Doutor Tales Torricelli: Formado em medicina, é concursado da Prefeitura Municipal de São Bento, onde trabalha prestando serviço como médico cardiologista do SUS e clínica privada.

O maior nome da oposição de Brejo do Cruz, era Ivandi Melquíades de Sousa Filho, que tentou ser Prefeito em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016. Após a derrota contra Barão em 2016, o grupo de Ivandi resolveu apresentar um novo nome para tentar vencer o pleito de 2020.

O escolhido foi o Doutor Tales que estava em sua primeira experiência na política. Apoiado por lideranças como o Deputado Júnior Araújo e o ex-Governador Cássio Cunha Lima, Tales surpreendeu e venceu a eleição com 4.384 votos (51,25%), trazendo novos ares a política de Brejo do Cruz.

George Morais: Ex- Superintendente da Semob e Professor Universitário, George é filho do ex- Senador Efraim Morais e irmão do Senador Efraim Filho.

Estreante em qualquer disputa política até o pleito de 2022, George conseguiu recolocar o nome da família Moraes na Assembleia Legislativa, após mais de 30 anos, se destacando como um dos principais nomes de oposição na Casa Epitácio Pessoa.