Domingo, 26 de Maio de 2024 06:35
Paraíba Paraíba

Deputado Wellington Roberto diz 'não' ao retorno da cobrança do DPVAT

Deputado Wellington Roberto diz 'não' ao retorno da cobrança do DPVAT

10/04/2024 15h43
Por: Eli Cavalcante Fonte: Portal da Capital
Deputado Wellington Roberto diz 'não' ao retorno da cobrança do DPVAT

 

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que reformata o seguro obrigatório de veículos terrestres, mantendo com a Caixa Econômica Federal a gestão do fundo para pagar as indenizações. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, do Poder Executivo, será enviado agora ao Senado.

O texto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que retoma o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos; e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

Desde 2021, a Caixa opera de forma emergencial o seguro obrigatório após a dissolução do consórcio de seguradoras privadas que administrava o DPVAT, mas os recursos até então arrecadados foram suficientes para pagar os pedidos até novembro do ano passado.

Com a nova regulamentação, será possível voltar a cobrar o seguro obrigatório. Os prêmios serão administrados pela Caixa em um novo fundo do agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

Deputados paraibanos

Dos 12 (doze) deputados federais paraibanos, 02 (dois) estavam ausentes, 10 (dez) participaram da votação e, dentre os votantes, apenas 02 (dois) foram contra a volta do pagamento obrigatório do DPVAT. Mersinho Lucena (Republicanos) e Ruy Carneiro (PSC/Podemos) foram os faltantes. Confira: