Governistas apontam que grupo de oposição da cidade de São Bento pretende divulgar pesquisa feita por um instituto acusado de fraude. Trata-se do Seta Instituto de Pesquisa, que possui problemas com levantamentos publicados em diversos pleitos eleitorais. Os números seriam divulgados nesta quinta-feira (20), tendo como contratante oficial o Global Mídia Portal de Notícias.
O Seta Instituto de Pesquisa responde a dezenas de processos judiciais em todo o Brasil. A Justiça Eleitoral informa, por exemplo, que houve ações contra as pesquisas do instituto em cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros e Caicó, no Rio Grande do Norte, e em Araguaína, Porto Nacional e Xambioá, no Tocantins.
Não é a primeira vez que a oposição de São Bento tenta divulgar números da corrida eleitoral na cidade. Na última semana o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) proibiu a veiculação de outro levantamento contratado pelo grupo opositor, desta vez por meio da empresa Insight Global Serviços. A corte ressaltou a necessidade de cumprimento da legislação para evitar tentativas de manipulação da opinião pública.
Também não é nova a estratégia de divulgação de resultados inverídicos pelo grupo de oposição. Em 2012 as pesquisas divulgadas indicavam a vitória de Jullys Roberto por 47,6%. Ele acabou derrotado com 41,89%.
Em 2016 foi alardeado que Gemilton de Souza venceria Dr. Jarques por 52% a 41,7%. Quando as urnas abriram Jarques foi eleito. Já em 2020 os números publicados pelo grupo de oposição diziam que Galego impediria a reeleição de Jarques. O resultado oficial foi uma vitória com mais de 1.300 votos favorável ao atual prefeito.
Com informações do @politicaetc
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °