Segunda, 22 de Julho de 2024 07:33
Brasil Brasil

Lula afirma que houve ‘falcatrua’ de empresa que participou do leilão de arroz

Lula afirma que houve ‘falcatrua’ de empresa que participou do leilão de arroz

21/06/2024 18h10
Por: Eli Cavalcante Fonte: Fonte83
Lula afirma que houve ‘falcatrua’ de empresa que participou do leilão de arroz

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (21),  em entrevista à rádio Meio FM, de Teresina, no Piauí, que a anulação do leilão do arroz se deu porque houve uma “falcatrua numa empresa”. Lula se referiu à polêmica concorrência para compra do arroz importado, que acabou cancelada após indícios de irregularidades e culminou na demissão do então secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

Depois da anulação, o governo federal informou que pretende fazer um novo leilão. A decisão de importar arroz ocorreu após as enchentes no Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no país, para evitar alta nos preços do alimento. “Vamos inclusive financiar áreas de outros estados produtivas de arroz para não ficar dependendo apenas de uma região. Vamos oferecer um direito dos caras comprar e a gente vai dar uma garantia de preço para que as pessoas não tenham prejuízo”, completou o presidente.

A demissão de Neri Geller, ex-secretário de Política Agrícola, foi anunciada por Fávaro na semana passada. Fávaro disse que o próprio secretário havia pedido demissão. À imprensa, Geller negou ter pedido a saída da pasta. Um ex-assessor de Geller, que também é sócio do filho dele em uma empresa, foi um dos negociadores do leilão.

Depois do fato ocorrido, entidades agrícolas e membros da oposição apontaram um suposto favorecimento da corretora do ex-funcionário de Neri Geller na concorrência. O leilão de importação de 263 mil toneladas de arroz foi anulado pelo governo federal no dia 11 de junho após indícios de incapacidade técnica e financeira de algumas empresas vencedoras.