Segunda, 22 de Julho de 2024 07:28
Politica Paraíba

FOGUETE: Senador Efraim é eleito um dos 'cabeças' do Congresso Nacional

FOGUETE: Senador Efraim é eleito um dos 'cabeças' do Congresso Nacional

02/07/2024 06h57
Por: Eli Cavalcante Fonte: Carta Capital
FOGUETE: Senador Efraim é eleito um dos 'cabeças' do Congresso Nacional

 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, nesta sexta-feira 28, uma lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), foi eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-Diap, por mais um ano, como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. A série é uma publicação anual, que apresenta os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, considerando diversos critérios.

Para chegar aos chamados ‘cabeças do Congresso’, o levantamento considera o protagonismo no processo legislativo, confirmado pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Entram também nos critérios a facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.

“É o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo”, detalha o Diap ao divulgar a lista de escolhidos.

A pesquisa considera apenas os parlamentares que estavam no exercício do mandato no período de avaliação, que compreende o desempenho parlamentar desde a posse, mas, de forma mais enfática, as discussões travadas no 1º trimestre de 2024.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, 69 são deputados e 31 senadores. Desses, 24% são novos em relação aos “Cabeças” de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.

Na posição 33, do ranking aparece o Senador Efraim Filho (União Brasil-PB).