O deputado federal Gervásio Maia (PSB) fez duras críticas à atuação da oposição na Câmara dos Deputados, classificando como “afronta, chantagem e sabotagem” as tentativas de travar as votações em curso no Congresso Nacional. Para o parlamentar paraibano, as manobras lideradas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro representam um ataque institucional e um episódio que remete aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.
“Chamar o que ocorre na Câmara de ‘obstrução’ é um absurdo. Isso é afronta, chantagem e sabotagem. É o 8 de janeiro reeditado de dentro para fora”, afirmou Gervásio.
De acordo com o deputado, o comportamento da oposição extrapola o legítimo debate político e revela motivações pessoais e antidemocráticas. Ele acusou os parlamentares de estarem agindo contra os interesses da população brasileira em razão de disputas políticas.
A oposição age contra o povo, prejudicando milhões em razão de disputas políticas e interesses pessoais. Os que atentam contra a Constituição e contra o Parlamento não têm compromisso com o povo brasileiro”, concluiu.
A crítica de Gervásio ocorre no contexto de uma intensa obstrução parlamentar promovida por deputados da base bolsonarista nos últimos dias. O movimento foi intensificado após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro, sob acusação de descumprimento de medidas restritivas.
Na Câmara, a obstrução se encerrou na noite desSa quarta-feira (06) após 30 horas de ocupação e intensa negociação entre os líderes. No entanto, no Senado Federal, parlamentares da oposição seguem ocupando o Plenário nesta quinta-feira (07), mantendo o clima de tensão no Congresso.
Blog Eli Cavalcante com Blog do Ninja