O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a sinalizar publicamente, nesta sexta-feira (4), que deve disputar um novo mandato em 2026. Em discurso durante cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras no setor de refino e petroquímica, em Duque de Caxias (RJ), Lula afirmou que o país poderá eleger pela primeira vez um presidente por quatro mandatos.
“Tem gente que pensa que o governo já acabou. Tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando”, afirmou o presidente. “Então se preparem, se preparem, porque se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, completou, em tom desafiador.
A fala ocorre em meio a um momento de tensão entre o Executivo e o Congresso Nacional, principalmente por conta da proposta de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), criticada por lideranças parlamentares. Ainda assim, Lula fez questão de destacar que valoriza o diálogo com o Legislativo.
“É bom quando a gente diverge do Congresso, porque aí a gente senta para conversar e resolve”, disse o presidente, tentando amenizar os atritos recentes.
Caso confirme a candidatura e vença as eleições de 2026, Lula será o primeiro presidente da história do Brasil a alcançar quatro mandatos pelo voto direto. Até agora, o petista já foi eleito em 2002, 2006 e 2022.