Quinta, 21 de Novembro de 2024 20:33
Brasil Brasil

Lula defende direito ao aborto para “todo mundo” no Brasil

Lula defende direito ao aborto para “todo mundo” no Brasil

06/04/2022 18h32
Por: Eli Cavalcante Fonte: Repórter Eli Cavalcante
Lula defende direito ao aborto para “todo mundo” no Brasil

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (5) que o aborto seria "uma questão de saúde pública" a que "todo mundo teria direito".

A opinião do político não é novidade, mas até agora não estava sendo mencionada pela tentativa do PT de se aproximar de eleitores cristãos, principalmente evangélicos.

As declarações foram feitas durante o debate "Brasil-Alemanha – União Europeia: desafios progressistas, parcerias estratégicas", realizado pela Fundação Perseu Abramo, ligada do Partido dos Trabalhadores (PT), e a Fundação Friedrich Ebert, uma entidade alemã.

Segundo Lula, no Brasil as mulheres pobres "morrem tentando fazer aborto, porque é proibido, o aborto é ilegal", já as que têm dinheiro fariam a interrupção da gravidez em outros países.

"Aqui no Brasil não faz (aborto) porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública, e todo mundo ter direito e não ter vergonha. Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho, vou discutir com meu parceiro. O que não dá é a lei exigir que ela precisa cuidar", disse.

Lula também criticou as pautas relacionadas à família, que seriam retrógradas. "Essa pauta da família, pauta dos valores, é uma coisa muito atrasada, e ela é autorizada por um homem que não tem moral pra fazer isso.

Ele não cuidou dos filhos deles", disse Lula, em alusão ao presidente Jair Bolsonaro (PL). "A sociedade evoluiu muito, os costumes evoluíram muito e precisamos ter coragem para fazer esse debate", finalizou.