O União Brasil e o Progressistas devem se reunir na primeira quinzena de julho para delibar sobre a entrega de cargos do segundo e terceiro escalão do governo Lula. Concretizada a entrega das boquinhas, como é a atual vontade majoritária, será o primeiro passo para o desembarque completo do governo, com data limite até dezembro deste ano. A ideia é que os partidos se livrem completamente de laços com Lula antes do prazo final do período de desincompatibilização, em abril de 2026.
Lista interminável
União e o Progressistas ainda mantêm cargos em órgãos como Caixa, Telebras, Correios, Codevasf, DNOCS, Sudene e Sudam.
Queima filme
A federação União Progressista (UP) não quer entrar o ano da eleição “casada” com o governo Lula, com recorde de reprovação.https://d-3378316274962935022.ampproject.net/2505300108000/frame.html
Garganta profunda
Um grupo de políticos ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um caçador de cargos, ainda quer segurar as boquinhas.
Segura o filé
Pela visibilidade dos cargos, ministros devem ficar até dezembro. Do União Brasil são três ministros, o Progressistas tem um.
Itamaraty agora conta lorotas em notas oficiais
Acusado mentir ao menos três vezes em uma semana, sobre problemas enfrentados por brasileiros, o Ministério das Relações Exteriores vê derreter a credibilidade construída ao longo da sua história. No primeiro caso, foi criticado por não haver prestado assistência a delegações oficiais brasileiras, incluindo prefeitos e membros do governo do Distrito Federal, quando eclodiu a guerra Israel x Irã. Apesar das dificuldades e da rotina em bunkers, só o governo de Israel deu atenção ao grupo.
Lorota em Israel
Em resposta, o Itamaraty disse não ter sido informado da presença em Israel dos brasileiros, que desmascararam a mentira em nota.
Lorota na Indonésia
Também “informou” o resgate da brasileira acidentada na Indonésia, insinuando interesse no assunto, mas a família desmentiu a lorota.
Lorota no Irã
No terceiro caso em uma semana, o Itamaraty negou que 30 brasileiros tenham pedido ajuda para sair do Irã. Foi enfaticamente desmentido.