O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual do partido na Paraíba, revelou nesta segunda-feira (20) que está articulando, junto ao PT nacional e estadual, o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à pré-candidatura de Cícero Lucena (sem partido) ao Governo do Estado nas eleições de 2026. As declarações foram dadas ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, poucas horas após o prefeito de João Pessoa anunciar oficialmente sua filiação ao MDB.
“Há uma pretensão nossa, sim, de contar com o apoio do presidente Lula à candidatura de Cícero. O MDB na Paraíba tem compromisso com o projeto nacional do presidente e Cícero tem ciência disso. Ele já dialogou com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e com a presidente estadual, deputada Cida Ramos. Esse processo passa por conversas com as instâncias do partido e com o próprio presidente Lula, que confia em mim e no MDB da Paraíba”, afirmou Veneziano.
O senador, que mantém relação próxima com Lula, tem atuado como principal articulador da aproximação entre Cícero e o núcleo estratégico do Palácio do Planalto. Apesar disso, Veneziano ponderou que o apoio ainda depende de novas rodadas de negociação dentro do PT, tanto em nível estadual quanto federal. “Não posso afirmar taxativamente agora. Ainda haverá diálogo com o núcleo político do Planalto e com as direções partidárias. Mas esse é o nosso pleito, e é com essa construção que estamos comprometidos”, completou.
Cícero “volta para casa” e mira 2026
O anúncio da filiação de Cícero Lucena ao MDB aconteceu durante um café da manhã em João Pessoa, que contou com a presença de lideranças da legenda, como os deputados Mersinho Lucena e Anderson Monteiro, além da vereadora de Campina Grande, Pâmela Vital do Rêgo e o ex-deputado Arnaldo Monteiro. O evento consolidou a pré-candidatura de Cícero ao Palácio da Redenção.
Cícero retorna ao MDB após mais de 20 anos. Foi pela legenda que iniciou sua carreira política, sendo eleito vice-governador e, depois, prefeito da capital nos anos 1990. Também foi governador, senador e ministro da República.
Com o apoio do MDB e possível aliança com o PT, a candidatura de Cícero ganha corpo para 2026, em um cenário onde a base do governador João Azevêdo (PSB) ainda não definiu seu nome para a disputa.
Blog Eli Cavalcante com Fonte83