Um criminoso integrante da facção mais violenta do Nordeste foi m0rto em confronto com policiais militares da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, na última quarta-feira (3/9). Conhecido pelos apelidos “Pará” e “Tião Macaúba, Sebastião da Costa, 49 anos, era membro da Nova Okaida (OKD).
A facção, também chamada de Tropa do Vaqueirinho, é originária da Paraíba, que se inspira na Al-Qaeda — organização terrorista internacional fundada por Osama Bin Laden em 1988. Apesar da referência, a facção paraibana não possui aspectos religiosos. É considerada uma das mais perigosas da região por dominar o tráfico e praticar crimes de extrema gravidade. Nasceu em 2019 como dissidência da antiga Okaida e da Okaida RB.
No início, a Nova Okaida vendia drogas fornecidas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em bairros de João Pessoa. Após o assassinato de um integrante do PCC no bairro São José — reduto da Okaida — as relações entre as facções ficaram estremecidas já em 2010.
O criminoso m0rto respondia a três mandados de prisão em aberto e já havia sido condenado a 32 anos de reclusão por sequestro seguido de morte. Com antecedentes por roubo (3x), homicídio (2x) e latrocínio, Sebastião era conselheiro da facção Nova Okaida.
Com Portal da Capital