Segunda, 16 de Setembro de 2024 16:57
Brasil Brasil

90% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram em fake news, diz estudo

90% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram em fake news, diz estudo

05/01/2024 14h55
Por: Eli Cavalcante Fonte: Folha de São Paulo
90% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram em fake news, diz estudo

 

Estudo da organização Avaaz apontou que 98,21% dos eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foram expostos a uma ou mais notícias falsas durante a eleição, e 89,77% acreditaram que os fatos eram verdadeiros.

“As fake news devem ter tido uma influência muito grande no resultado das eleições, porque as histórias tiveram alcance absurdo. A informação das fraudes em urnas eletrônicas com o intuito de contabilizar votos para Fernando Haddad, do PT, alcançou 16 milhões de pessoas nas redes sociais 48 horas após o primeiro turno e a notícia continuou viva no segundo turno”, afirma o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes. “As pessoas conhecem o problema das fake news e têm clareza do impacto negativo que causam, mas as notícias falsas trazem elementos passíveis da verdade, como a montagem do vídeo no caso da informação sobre a fraude nas urnas, por exemplo”.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que o fenômeno observado no Brasil de uso massivo de fake news para manipular o voto por meio de redes privadas “talvez não tenha precedentes." Diversas pesquisas conduzidas antes do segundo turno de 2018 por outros institutos concluíram que a maioria das notícias falsas foi direcionada contra o Haddad e o PT.