Sexta, 18 de Outubro de 2024 03:09
Politica Mato Grosso

Mato Grosso é selecionado para receber prêmio 'Prefeitura Parceira das Mulheres’

Mato Grosso é selecionado para receber prêmio 'Prefeitura Parceira das Mulheres’

17/07/2024 07h23
Por: Eli Cavalcante Fonte: Portal da Capital
Mato Grosso é selecionado para receber prêmio 'Prefeitura Parceira das Mulheres’

 

O município de Mato Grosso que fica no Sertão da Paraíba foi selecionado para receber o prêmio Selo Social ''Prefeitura Parceira das Mulheres''. O governo do estado divulgou a lista oficial das cidades que foram contempladas.

Agora, conforme publicação nesta terça-feira (16/07), através do Diário Oficial do Estado (DOE). serão 38 prefeituras que receberão o Selo, que já está na sua terceira edição com o tema voltado para a “Diversidade Sexual e de Gênero”.

Nesta edição, concorreram 72 cidades, mas 41 chegaram na etapa final da seleção do selo e 38 serão premiadas.

O prêmio do governo do Estado criado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) e a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), será entregue no dia 29 de agosto em João Pessoa.

O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

As ações das gestões municipais contempladas integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da diversidade sexual e de gênero para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos.

As diretrizes foram:

I – Saúde integral das Mulheres em seus Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos;
II – Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão;
III – Empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social;
IV – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; e V – Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

Clique aqui e confira a íntegra da publicação com a relação dos contemplados.