Os três representantes da bancada da Paraíba no Senado já anteciparam voto contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que deve dificultar a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.
A chamada ‘PEC da Blindagem’ foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17) e prevê que processos penais, que inclui crimes como assassinato e corrupção, só poderão ser abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) com o aval da Casa aos qual o parlamentar representa. Além disso, os parlamentares decidiram que esta votação será secreta.
O senador Veneziano (MDB) havia usado as redes sociais para antecipar seu voto contrário à PEC.
Já a senadora Daniella Ribeiro (PP) disse inicialmente ao Conversa Política, através de sua assessoria, que iria aguardar a chegada do projeto para analisar o texto com sua assessoria jurídica e emitir uma posição mais embasa. Na noite da quinta-feira (18), decidiu que vai votar contra.
Quem também confirmou ao Conversa Política seu posicionamento foi o senador Efraim Filho (União). Ele disse que vai votar “contra” a proposta, por “convicção”.
Se aprovada pelos senadores, a proposta poderá ser promulgada diretamente pelo Congresso, sem passar por sanção ou veto do presidente Lula (PT).
Blog Eli Cavalcante com Jornal da Paraíba